x
JUNTA-TE A NÓS NAS REDES SOCIAIS
11
Julho
2023
50 crianças participaram em ação de recolha de lixo no Parque de Merendas em Beja

Meia centena de crianças do Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) do Centro Social e Paroquial do Salvador, em Beja, participaram na manhã desta terça-feira numa ação de sensibilização que passou pela limpeza do lixo do Circuito de Manutenção e Parque de Merendas Municipal da cidade.

A iniciativa foi da autoria do projeto “Guardiões", que tem como promotores o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), a Comissão de Coordenação e desenvolvimento do Alentejo (CCDRA) e o Fórum da Energia e Clima, com enfoque nas problemáticas relacionadas com as alterações climáticas.

Munidos de sacos plástico e apoiados por seis monitores dos “Guardiões” e assistentes do CATL, rapazes e raparigas com idades entre os 8 e os 14 anos foram apanhando o lixo existente entre os eucaliptos. Ao mesmo tempo, os monitores iam explicando a importância de não se atirar lixo fora dos locais apropriados e os fatores negativos que essas atitudes representam para o planeta.

João Diogo, responsável dos “Guardiões”, revelou ao JN que há dois anos que se promovem estas ações de sensibilização para as questões do clima, com visitas às escolas e conferências. 

“Vir para o terreno é essencial, funcionando o território como um laboratório vivo e um banco de ensaio das medidas que defendemos para mitigar a ameaça que as alterações climáticas representam para o planeta”, rematou.

Susana Rodeia, assistente do CART, justificou que, para as crianças, “funcionou como um incentivo para não atirarem lixo para o chão, acabando por terem um comportamento diferente no dia-a-dia”, acrescentando que alguns pais não concordaram que os filhos fizessem a recolha de lixo.

 

Publicado por: Jornal de Notícias (https://www.jn.pt/8018911825/50-criancas-participaram-em-acao-de-recolha-de-lixo-no-parque-de-merendas-em-beja/)

 

Comentários