2023
A economia circular é uma das principais tendências da sustentabilidade e estará em foco na quinta edição Energy & Climate Summit, nos dias 19 e 20 de abril, em Portalegre.
Processo, inovação e eco-design na nova economia circular são o ponto de partida da V Energy & Climate Summit. A quinta edição da prestigiada conferência, que terá lugar no Instituto Politécnico de Portalegre, assenta no tema da circularidade, apostando na educação e capacitação da população. Os cidadãos e as empresas estão a ser mobilizados para lutar em nome da preservação do planeta. Portugal é um dos países da União Europeia com a taxa de circularidade mais baixa, revelam os dados mais recentes do Eurostat. Em 2021, o país ficou em 24.° lugar entre os 27 Estados-membros relativamente ao uso de materiais recicláveis, com uma taxa de 2,3%.
Entretanto, é nos Países Baixos que a circularidade é mais elevada (34%). "Com a realização da Energy & Climate Summit, procuramos trazer a Portugal e ao Alentejo conhecimento científico, os melhores exemplos e as melhores práticas dos que já tomaram a dianteira nesta transformação", disse Jorge Martins, coordenador do projeto, em declarações ao Negócios. No evento, que se realizará nos dias 19 e 20 de abril, estarão reunidos especialistas de vários países, que apresentarão os contributos do ensino e da ciência com possíveis soluções para a crise climática, com o intuito de criar verdadeiros guardiões do ambiente.
Entre os convidados destaca-se o Presidente de Cabo Verde, José Maria Pereira Neves, o deputado da Assembleia da República Ricardo Pinheiro, o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Alexandre Bernardo Fernandes e Suely Araújo, do Observatório do Clima. Além da presença dos conceituados especialistas: Sofia Santos, Paula Trindade, Sílvia Machado, Luís Realista e Carla Rodrigues, entre outros nomes do mundo empresarial e académico.
Tempo de decomposição de matérias-primas
• Vidro: mais de 1000 anos
• Plástico: mais de 400 anos
• Alumínio: mais de 200 anos
• Baterias: 100 a 500 anos
• Pilhas: 100 a 500 anos
A conferência será ainda destinada à criação de novas parcerias no contexto da sustentabilidade.
A V Energy & Climate Summit decorre no âmbito do projeto Guardiões , promovida pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em parceria com o Fórum da Energia e Clima (FEC) e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA). O evento é cofinanciado pelas entidades Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia/Fundo Social Europeu. "A equipa multidisciplinar do Projeto Guardiões tem trabalhado intensamente junto da população, escolas, associações juvenis, autarquias, instituições e empresas promovendo trabalho colaborativo e conteúdos mobilizadores para a causa do combate às alterações climáticas afirmou Jorge Martins. "Procuramos apresentar soluções que possam fazer da região Alentejo um exemplo na descarbonização da economia e na transição para uma economia mais circular e sustentável". Educação e conhecimento; energia e transição justa; água; e mobilidade e transporte ferroviário; foram os temas abordados nas edições passadas desta conferência, que teve o seu início em abril de 2022.
Publicado por: Jornal de Negócios (https://blob.invisiblemeaning.com/files/articles/2023/04/12/eb81a9e1-e95d-41b6-9103-bd700728f896/JornaldeNegócios_1826.pdf)
Comentários