20
Abril
2022
2022
Crise climática debatida por especialistas internacionais no Alentejo nos dias 21 e 22 de abril
Energy and Climate Summit junta no Alentejo diversos especialistas nacionais e internacionais nas áreas da educação, ciência e ambiente para debater os desafios das alterações climáticas e o contributo da Investigação e Ciência para as soluções no futuro.
Vai decorrer nos próximos dias 21 e 22 de abril, no Campus Politécnico de Portalegre, a primeira edição do Energy & Climate Summit, realizada no âmbito do Projeto GUARDIÕES, promovido pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em parceria com o Fórum da Energia e Clima (FEC) e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).
A iniciativa conta com a participação do Ministro do Ambiente da Guiné-Bissau, da Secretária de Estado do Ambiente de Angola e da Secretária de Estado do Ensino Superior de Cabo Verde, entre muitos outros especialistas, nacionais e internacionais do espaço da CPLP, nas áreas de educação, ciência e ambiente.
"Com esta iniciativa, pretendemos debater soluções para os desafios das alterações climáticas, aproximando ainda mais as instituições de ensino superior do espaço da CPLP na promoção de investigação e ofertas formativas que acelerem a transição energética e a transição para uma economia mais sustentável", afirma Ricardo Campos, Presidente do Fórum da Energia e Clima, sublinhando a "importância da capacidade de transferir este conhecimento para o desenvolvimento económico e social dos diferentes países".
No primeiro dia do evento será debatido o papel da ciência na crise climática, a investigação e as novas soluções para o futuro, bem como a nova economia verde e circular. No segundo dia, o evento irá abordar os temas da biodiversidade e a crise de recursos, e os desafios regionais na sustentabilidade.
"Esta é a primeira conferência que junta no Alentejo vários especialistas para debater o impacto da Educação e da Formação no combate às alterações climáticas, tirando partido de um projeto que tem como principal objetivo tornar o Alentejo num laboratório vivo em torno destes domínios", afirma Luis Loures, presidente do IPP e coordenador do GUARDIÕES. Refere ainda "esta conferência vem reforçar a posição do IPP enquanto instituição pioneira ao nível da formação, investigação e desenvolvimento aplicado no domínio das alterações climáticas, da descarbonização e da transição energética".
Jorge Martins, Gestor do GUARDIÕES, explica que o projeto, criado em 2021, "tem como objetivo criar valor e gerar informação para a sociedade civil sobre o impacto das alterações climáticas. Através de conteúdos e ações procuramos apresentar soluções que possam fazer da região do Alentejo um exemplo na descarbonização da economia e na transição para uma economia mais circular e sustentável".
A primeira edição do Energy and Climate Summit vai contar com a participação de representantes de diversas entidades, representantes governamentais e reitores de universidades de Portugal e do espaço da CPLP, de que são exemplo:
- Viriato Cassamá, Ministro do Ambiente da Guiné-Bissau
- Paula Coelho, Secretária de Estado do Ambiente de Angola
- Eurídice Monteiro, Secretária de Estado do Ensino Superior de Cabo Verde
- Hugo Hilário, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo
- Ricardo Pinheiro, Deputado da Assembleia da República
- Alexandra Carvalho, Secretária-Geral do Ministério do Ambiente e Ação Climática
- Filipe Duarte Santos, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável
- Carmen Van-Dumen Santos, Reitora da Universidade do Namibe Angola
- Pimenta Machado, Vice-Presidente da APA (Agência Portuguesa do Ambiente)
- Adriano Sousa, Especialista em Mobilidade Urbana
Os jornalistas interessados em assistir ao Energy & Climate Summit podem inscrever-se gratuitamente aqui.
O evento estará ainda disponível na página do Facebook do FEC.
Pode consultar o programa provisório aqui.
Sobre o Projeto GUARDIÕES
O Projeto GUARDIÕES tem como objetivo gerar elevado impacto na sensibilização e informação da sociedade civil para o problema das alterações climáticas, gerando conteúdos, promovendo ações junto das pessoas, procurando apresentar soluções que possam fazer da região Alentejo um exemplo na descarbonização da economia e na transição para uma economia mais circular e sustentável.
Sobre o Fórum da Energia e Clima
O Fórum de Energia e Clima nasce da vontade da sociedade civil de todos os países pertencentes à CPLP para, num abraço fraterno e em português, aprofundar laços e lutar em conjunto pela vitória na Crise Climática.
Comentários