2023
O projeto Guardiões realizou, nos últimos dias, diversas ações de sensibilização ambiental nas escolas de Fronteira, Sabóia e Castelo de Vide, no Alentejo, com o objetivo de discutir a temática das alterações climáticas e as suas consequências. As iniciativas contaram com a participação de mais de uma centena de alunos do 1º e 2º ciclos. “Com estas iniciativas, pretendemos alertar os mais novos para as consequências das alterações climáticas, bem como ensinar comportamentos que todos nós podemos adotar no nosso dia a dia por forma a mitigar o seu impacto no Ambiente”, explica Jorge Martins, coordenador do Guardiões. Em Fronteira, a iniciativa foi realizada na Escola Básica Frei Manuel Cardoso, numa parceria com o CLDS 4G + Fronteira, abrangendo três turmas do 2º ciclo.
Em Sabóia, o Guardiões promoveu esta ação de sensibilização ambiental junto de alunos de cinco turmas, do 5º ao 9º ano da Escola Básica nº 1. Em Castelo de Vide, a ação decorreu na Escola EBI 2,3 Garcia d’Orta com duas turmas do 8º ano. Durantes estas iniciativas, que decorrem em parceria com os municípios e os agrupamentos de escolas, o projeto Guardiões realiza diversas atividades práticas que promovem a defesa do Ambiente e a produção de conhecimento, com o objetivo de impulsionar práticas sustentáveis junto dos jovens estudantes. O projeto Guardiões resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico De Portalegre, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) e o Fórum da Energia e Clima (FEC).
Sobre o Projeto GUARDIÕES:
O Projeto GUARDIÕES tem como objetivo gerar elevado impacto na sensibilização e informação da sociedade civil para o problema das alterações climáticas, gerando conteúdos, promovendo ações junto das pessoas, procurando apresentar soluções que possam fazer da região Alentejo um exemplo na descarbonização da economia e na transição para uma economia mais circular e sustentável. O Projeto GUARDIÕES resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico De Portalegre, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) e o Fórum da Energia e Clima (FEC), sendo financiado pelo Programa Alentejo 2020.
Publicado por: Perspetiva (https://www.perspetiva.com/actual/mais-de-uma-centena-de-alunos-em-acoes-de-educacao-ambiental-no-alentejo)
Comentários